CAPS I Luz do Sol  (Projeto Luz do Sol)

0 Comentário
19 Visualizações

O CAPS I Luz do Sol foi o primeiro Serviço de Saúde Mental do Estado, implantado de acordo com as Diretrizes da Reforma Psiquiátrica. Com o objetivo de atender crianças, adolescentes e adultos com deficiência mental da região do Sertão de Nossa Senhora da Glória.

Temos como finalidade estimular habilidades e desenvolver todas as potencialidades da pessoa com deficiência mental, levando-os a construir seu processo de dignidade e cidadania, com isso possibilitando-lhe uma maior integração em níveis crescentes de socialização, além de desenvolver o seu potencial, treinar habilidades de trabalhos, imprimindo seu valor educacional. São ofertados atendimentos psiquiátrico, psicológicos e sociais, suporte alimentar, atividades terapêuticas, recreativa e esportiva, grupo de família, atividades comunitárias, acompanhamento multiprofissional em grupo e individualmente ao usuário e sua família, oficinas terapêuticas de artes plásticas, pinturas, biscuit, bijuteria, crochê, tapeçaria, modelagem em parafina e argila, expressão corporal, dança, teatro, alfabetização, dança folclórica e futebol.

As atividades visam estimular as potencialidades de cada individuo, consolidando sua dignidade e cidadania, desenvolvendo ações articuladas a sua rede social promovendo, assim, a reinserção social, possibilitar atenção médica, psicológica, social e terapêutica aos usuários, buscar construir um novo espaço social para as pessoa com deficiência, com o apoio dos movimentos sociais e familiares, comunidade e trabalhadores de saúde mental.

Como fruto das oficinas terapêuticas do CAPS LUZ DO SOL e do Ponto de Cultura Luz do Sol, em busca da cidadania no Alto Sertão Sergipano na cidade de N.Sra da Glória, que surgiu o GRUPO DE PERCUSSAO TAMBORES DO SERTÂO, com objetivo de mostrar que a arte não tem barreiras. O Grupo conta com a participação de crianças e adolescentes da rede de ensino, dos programas sociais, e dos usuários do CAPS LUZ DO SOL, de N.Sra da Glória, atualmente composto por 30 participantes. Outro destaque de reconhecimento nacional é a COMPANHIA DE DANÇA LOUCURATE também das ações desenvolvidas nas oficinas do CAPS que fomenta a arte, inclusão e superação.

Temos como objetivo a longo prazo encaminhar os usuários para cursos de formação e capacitação, em convênio com outras instituições e inserção no mercado de trabalho. Proporcionar área de estágio, formação e aprimoramento profissional, contribuindo com o desenvolvimento de recursos humanos necessários à Saúde Mental.

Número de Assistidos: usuários mês 360 Assistidos.

Endereço: Rua Pedro Alves Feitosa S/N, Centro – Nossa Senhora da Glória/SE. CEP: 49.160-000.

Contatos: (79) 99848-1716

Coordenação: Natasha Emanuelly de Jesus Cordeiro Milet

Composição da Equipe: Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Psicólogo, Médico Psiquiatra, Técnico de Enfermagem, Oficineiros, Técnico Administrativo, Motorista e Colaboradores de Serviços gerais.


SRT - Moradia Reaprendendo a Viver

O SRT (Serviço Residencial Terapêutico) “Moradia Reaprendendo a Viver” administrada...