O CAPS LUZ DO SOL, realiza durante todo o mês de maio ações em prol da luta antimanicomial

0 Comentário
146 Visualizações

Hoje dia 20 de maio, aconteceu na Praça dos Quiosques em Nossa Senhora da Glória uma manhã de muita arte inclusão e roda de conversa na luta antimanicomial.

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.

Segundo Gicelia Santos Andrade Assistente Social   CRESS 2246, as ações na Rua são formas de despertar a sociedade referente aos cuidados em saúde mental acabando com os estigmas.

 

Fonte: conexaogloriense.com.br