SRT – Moradia Reaprendendo a Viver

0 Comentário
16 Visualizações

O SRT (Serviço Residencial Terapêutico) “Moradia Reaprendendo a Viver” administrada pela Associação Luz do Sol, em parceria com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro/SE). É o primeiro Serviço Residencial Terapêutico do Nordeste, foi implantado em 14 de julho de 2000 onde foi criado um espaço/lar para receber 08 (oito) dos 110 pacientes com transtorno e/ou sofrimento mental grave do Centro Psiquiátrico Garcia Moreno, internados  neste Serviço há longos anos, dando os primeiros passos para a concretização da desinstitucionalização e extinção do referido hospital. A Associação Luz do Sol inova com a implantação no Bairro Atalaia, Aracaju – SE, o Projeto da Moradia Reaprendendo a Viver, na cidade de Aracaju/se ( 2000). Em 2002, com apoio do Governo do Estado, a Associação Luz do Sol recebeu a doação de 5 (cinco ) casas no Conjunto Marcos Freire II, Nossa Senhora do Socorro – SE, local para onde a Moradia Reaprendendo a Viver foi transferida e atualmente funciona.

No processo de implantação da Rede de Saúde Mental de Sergipe, a Residência Terapêutica Reaprendendo a Viver foi referência no processo da Reforma Psiquiátrica, por ter sido serviço pioneiro nessa forma de assistência.

Em 2018, com o fechamento da SRT- “Aconchego”, os moradores desse Serviço foram transferidos para “Reaprendendo a Viver” compondo um total de 40 (quarenta) moradores”. Desse total, 26 são homens e 14 são mulheres. A faixa etária prevalecente é de 50 a 70 anos de idade. Quanto à origem e ao tempo de internação em hospitais psiquiátricos, cerca de 20 moradores ficaram por mais de 20 anos internados no Hospital Psiquiátrico Garcia Moreno, origem da maior parte, seguido pela Clinica São Marcelo e o Hospital de Custodia e Tratamento Psiquiátrico.

A Moradia Reaprendendo a Viver, visa promover a desospitalização, o tratamento e a reinserção na comunidade dos pacientes com transtorno mental grave, egressas de longas internações ininterruptas em hospitais psiquiátricos, tendo como meta maior a humanização, a reabilitação psicossocial.

Número de Assistidos: Permanentes / Mês: 40 Assistidos.

Endereço: Conj. Marcos Freire II – Nossa Senhora do Socorro/SE. CEP: 49160-000.

Contatos: (79) 3256-4226/9 9972-2602

Coordenação: Manoel Rodrigo de Souza Cardoso

Composição da Equipe: Assistente Social, Técnico e auxiliar de Enfermagem, Cuidadores, Motorista e Cozinheira.


CAPS I Luz do Sol  (Projeto Luz do Sol)

O CAPS I Luz do Sol foi o primeiro Serviço...